Carta de Intenções do CEARPA MT ao Secretario Neri Geller


Neri Geller - Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Gianpablo A. Melo - Presidente do CEARPA MT.

Em reunião em Lucas do Rio Verde MT. O CEARPA MT representado pelo seu Presidente Gianpablo Andrade de Melo, entrega Carta de Intenções ao Neri Geller - Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


Veja carta na integra:




Exmo. Senhor.
Neri Geller
Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


O Conselho Estadual das Associações de Revendas de produtos Agropecuários do Mato Grosso, CEARPA – MT, que, representa hoje mais de 450 distribuidores de insumos agropecuários, tendo grande participação na pujança do agronegócio no estado e sendo um dos elos fortes na cadeia de produção de grãos, vem através desta, mui respeitosamente, apresentar carta de reivindicações e sugestões para algumas demandas do setor, visando cada vez mais fortalecer e desenvolver o estado.
No Mato Grosso são os distribuidores de insumos responsáveis pelo maior volume dos financiamentos de custeios da produção de grãos, parte com recursos próprios e parte com recursos de terceiros, mas, sendo os distribuidores responsáveis pelos recursos repassados aos agricultores principalmente pelo sistema de barter (trocas), sistema este que proporciona aos tomadores, segurança nas variações financeiras (juros e câmbio), rapidez na análise de crédito, baixa burocracia na formalização, entregas fracionadas e na hora certa os insumos, assistência técnica levando conhecimento e novas tecnologias, diminuindo riscos.
A logística e capilaridade das empresas de insumos, tem grande impacto nas economias dos municípios e do estado.
Assim sendo reivindicam:

1- Prorrogação das parcelas de custeio e investimento dos produtores que vencem neste ano agrícola decorrentes das estiagens regionalizadas ocorridas na safra de verão 2.015/16 e segunda safra 2.016. Os produtores do Mato Grosso enfrentam dificuldades para saldarem seus compromissos. Esta importante medida (Prorrogação de investimentos e custeios), neste momento difícil que atravessam, melhoraria sua liquidez e decorrente disto desonerariam também os distribuidores liquidando parte de seus custeios e abrindo novos créditos para a safra que se aproxima.

2- Liberação de valores mais vultosos para o exercício do Seguro Agricola no estado:
Como maior produtor nacional de soja, milho e algodão, são compreensíveis e se faz necessário a destinação de maiores somas em recursos destinados ao seguro agrícola no estado.

3- Melhoria nos valores de cobertura do Seguro Agrícola:
Não basta segurar os insumos agrícolas utilizados na safra em questão, o produtor precisa ter seguro que cubra, no mínimo o custo variável. Esta medida proporcionaria uma maior adesão ao seguro e, consequentemente promoveria uma redução nos prêmios, hoje bastante altos.

4- Enquadramento dos distribuidores na política de acesso ao crédito Rural:
Hoje no estado, mais de 80 % dos financiamentos oferecidos pelos distribuidores são através de recursos próprios e na modalidade de barter (troca de insumos por grãos).
Este enquadramento dos distribuidores no acesso ao financiamento via crédito rural, para ser repassado aos produtores, aumenta a disponibilidade de recursos para serem oferecidos, fortalece o acesso ao seguro agrícola mitigando riscos para ambos e, o que é fundamental, disponibiliza mais recursos a juros subsidiados diminuindo o custo de produção e melhorando as margens na comercialização dos produtos.

Estas, Senhor Secretário, são algumas contribuições para viabilizar o produtor na atividade e fortalecer o setor distribuidor, novamente frisando, elo de suma importância nesta cadeia.


Atenciosamente,

Gianpablo Andrade de Melo.
Presidente do CEARPA - MT


Tema: REUNIÃO
Fonte: CEARPA MT
Notícia publicada por: CEARPA MT
28/09/2016 16:10:30




© CEARPA MT - Todos os direitos reservados.
Conselho Estadual das Associações de Revendas de Produtos Agropecuários do Mato Grosso
Av. Miguel Sutil, 8000, Sala 1404 - Ed. Sta Rosa Tower
Santa Rosa - Cuiabá - MT

Desenvolvedor George Cavalcante (66) 9609-6563